top of page

Cuidados com seu cão

Vacinas

Castração

O intervalo de vacinação de um cachorro deve ser de no mínimo 21 dias e no máximo 30 dias. Nunca medique seu animal por conta própria! Procure sempre por um médico veterinário.

Aos 45 dias de vida a vacina que deve ser tomada é a V8 ou V10, uma polivalente que protege contra cinomose, adenovírus tipo 2, coronavírus, parainfluenza, parvovirose e leptospirose (L. canicola e L. icterohaemorrhagie) para a V10 acrescenta-se leptospirose (L. grippotyphosa e L. Pomona).

Aos 66 dias de vida deve ser tomada a segunda dose da V8 ou V10 e a primeira dose da Tosse dos Canis que protege contra Traqueobronquite Infecciosa Canina.

Aos 87 dias de vida deve ser tomada a terceira dose da V8 ou V10 e a segunda da Tosse dos Canis.

Aos 108 dias de vida o cão deve tomar a primeira dose da vacina contra giárdia e a primeira dose da antirrábica.

Aos 109 dias de vida deve ser tomada a segunda dose da giárdia e a segunda dose da antirrábica

 

Um reforço deve ser realizado anualmente, podendo ser dado no mesmo dia uma dose de cada vacina.

Passeios

Os passeios evitam algumas doenças nos cães como a obesidade e a depressão. Diferentemente dos gatos os cachorros precisam socializar com outros ambientes e animais por isso os passeis com seu cãozinho são tão importantes.

É importante realizar o passeio de 3 a 4 vezes por dia e a duração pode variar.

Passeios para que o cão faça suas necessidades não precisam durar mais que 20 minutos e devem ser feitas com mais intensidade principalmnte em cães que só fazem suas necessidades fora de casa. Os filhotes não devem ficar mais do que 4 horas sem sair e os mais adultos podem ficar até no máximo 8 horas. Os passeios devem ser realizados só após o cão tomar todas as vacinas obrigatórias. Além disso não se esqueça de levar uma sacolinha para recolher o cocô do seu bichinho!

 

Passeios para exercícios não devem durar mais que 1 hora, além disso sua periodicidade varia de acordo com a raça do animal então fique atento! Atente-se também a temperatura, o asfalto muito quente pode causar queimaduras nas patinhas de seu bichinho, por isso, prefira horários cedo quando o sol acabou de nascer ou após algumas horinhas após o sol se pôr. Não se squeça de levar água para passeios mais longos.

A castração de cachorros pode ser feita quando o animais atingir a maturidade sexual, que ocorre após um ano de vida. Nesse período procure um médico veterinário para instruí-lo na melhor maneira de realizar o procedimento.

A castração é altamente recomendada para evitar o aumento da população de cachorros ajudando a diminuíndo as taxas de abandono, a proliferação de doenças e alguns comportamentos incômodos.

Em machos o procedimento consiste em remover os testículos para evitar a produção de espermatozóides. O procedimento evita nos machos: fugas, tumores nos testículos, demarcação de território e diminui a agressividade.

Nas fêmeas o procedimento consiste na remoção dos ovários e do útero impedindo a reprodução do animal. A idade mínima para esse procedimento nas fêmeas ainda é discutida na comunidade médica, por isso procure um veterinário para que ele lhe aconselhe. O procedimento evita nas fêmeas: câncer de mama, gravidez pscicológica, infecção urinária, cios e doenças geneticamente transmissíveis.

Itens Básicos

Ao adotar um cãozinho alguns itens são necessários para recebê-lo, listamos aqui os mais importantes:

  • Ração

  • Potinhos para comida e água

  • Coleira

  • Cama

  • Brinquedos

É importante também a colocação de grades para casas com escada, evitando acidentes. Além disso faça seu bichinho se sentir bem-vindo em sua nova casa!

bottom of page