top of page

Quem Somos

Nossa história

O Quintal dos Bichos foi idealizado a partir do interesse de seis protetoras independentes em formar um grupo que pudesse trabalhar em prol dos animais de rua, dos que sofrem maus tratos e dos que são abandonados, além de conter o crescimento populacional de animais em comunidades isoladas.

Reunidas no dia 20 de julho de 2013, iniciamos os trabalhos definindo frentes de ações e tarefas para cada uma realizar. Assim nasceu o Quintal dos Bichos!

Unidas, as protetoras Tatiana Mussato, Lucile Álvares, Fabiana Fontoura, Janaína Delvaux, Goiara Castilho e Tatiana Perdersoni realizaram bazares para conseguir recursos para o tratamento dos animais resgatados no período. Eram cerca de 10 animais na época. O crescimento do trabalho realizado foi tão rápido e tomou uma proporção não imaginável, que o grupo passou a ser procurado por diversas pessoas e outros grupos para auxiliar em outros tantos resgates. O Quintal dos Bichos passou a ser referência e cresceu ainda mais. Chegamos ao número de até 50 animais auxiliados a cada mês.

Infelizmente nem todas as nossas fundadoras puderam permanecer realizando os trabalhos do Quintal e seguiram outros caminhos e objetivos, para as quais desejamos sucesso sempre! Janaína Delvaux, Goiara Castilho e Tatiana Pedersoni. Em contrapartida, felizmente ganhamos a força de mais pessoas com o mesmo ideal. Assim tivemos o ingresso das protetoras Raquel Borda e Fabrícia Rodrigues, que hoje nos apoiam com as divulgações e doações, pois o trabalho as restringiu dos eventos e maior dedicação ao grupo.

Nosso trabalho está focado na recuperação e adoção de animais. Temos realizado feiras de adoção com parceria do Pet Shop Armazém Rural Asa Sul e Armazém do Gato Asa Norte, grandes parcerias que nos possibilitou realizar feiras quinzenais e viabilizar boas adoções para nossos resgatados.Nossa seriedade com o trabalho nos proporcionou também parcerias com a Clínica Veterinária Pedigree e Casa do Gato e com as Dras. Janice Maluf e Samia Vandesteen, que realizam os procedimentos médicos nos animais. Para dar ainda mais apoio ao nosso trabalho, contamos com a Royal Canin, fabricante de rações que através do seu projeto, nos entrega kits de adoção com orientações de cuidados além de lindas caixas para que os documentos do animal adotado sejam devidamente guardados. Também nos fornece caixas de trasporte descartáveis que são utilizadas nas feiras. Com esta parceria, ganhamos pontos a cada animal adotado que são trocados por rações e itens necessários para a infraestrutura das feiras e eventos.

Em nossa caminhada ainda tivemos as oportunidades de participar de grandes eventos, como as duas edições da Brasília Pet Show (2014 a 2017), da tradicional Feira de Adoções do CEUB Asa Norte, da Feira de Adoções do GDF realizada no Parque da Cidade e das edições da Cãominhada Solidária.

 

Hoje o grupo realiza alguns eventos particulares cujas inscrições são pagas com a doação de ração para cães e gatos. Os bazares e rifas também são realizados para levantar recursos que custeiam os tratamentos dos resgatados. As feiras de adoção tornaram-­se feiras coletivas, apelidadas de Feira Coletiva Meu Melhor Amigo.

Nestas, damos apoio aos protetores independentes que precisam doar seus resgatados e não tem um local adequado. Mais uma vez uma parceria com a loja Armazém Rural da Asa Sul, que nos cede o espaço físico e parte da estrutura para realização. Acreditamos que todos unidos, alcançaremos melhores resultados. Assim diversos protetores independentes e grupos tiveram também a oportunidade de conseguir bons adotantes com este projeto.

Para alegrar nossa trajetória, em setembro do ano de 2014 tivemos o ingresso de nosso mascote ao grupo: Lindão. Um gato cujo nome diz tudo! Foi o resgate mais surpreendente que realizamos. Ele foi encontrado em uma calçada com dificuldades para andar. Imaginávamos que havia sido atropelado. Qual não foi nossa surpresa

quando o diagnóstico nos foi informado: Lindão foi atingido por um projétil de arma de pressão (chumbinho) que se instalou próximo a sua coluna cervical e que prejudicava sua locomoção. Alguma pessoa maldosa e sem caráter o alvejou por motivos que jamais saberemos quais são. Após tratamentos e cirurgias, Lindão buscava recuperação da lesão.

No entanto, era um gato feliz e arteiro como qualquer outro felino e que passou a fazer parte do Quintal dos Bichos como incentivador e inspirador para a realização de um trabalho contra todo o sofrimento pelo qual ele mesmo passou.

Porém infelizmente o perdemos para outras complicações de saúde em outubro de 2016. Nosso inspirador agora nos guia de onde estiver. Ele estará sempre conosco e sempre será nosso mascote.

Foram muitas vidas salvas nestes anos de trabalho! Mais de 700 animais cuidados. Infelizmente não conseguiríamos salvar todas as que passaram pelo nosso caminho, mas certamente ficou todo um aprendizado a cada vidinha que perdemos.

Com o tempo aprendemos muito e continuaremos aprendendo a fim de aperfeiçoar todo o processo, desde os resgates nas ruas até o completo acompanhamento da adaptação do animal na casa do adotante.

Assim é o Quintal dos Bichos! Grupo incansável que faz tudo por amor aos animais e cuja prioridade é salvar vidas!

Integrantes

  • Facebook Social Icon
bottom of page