Cuidados com seu gato




Vacinas
Todos os animais devem ser medicados com vermífugo que é responsável por evitar a contaminação de doenças causadas por lombrigas. A primeira dose já deve ser dada entre 10 a 15 dias depois do nascimento, mas lembre-se: nunca administre medicadimento em seu pet sem a indiação de um médico veterinário.
Com 60 dias, o gato deve tomar a vacina quádrupla que protege contra rinotraqueíte, calicivirose, panleucopenia e clamidiose ou quíntupla que protege também contra a leucemia.
Com 90 dias, o gato deve repetir a dose da vacina quádrupla ou quíntupla.
Com 120 dias, a terceira dose da vacina deve ser tomada.
Com 150 dias, o bichinho deve tomar a Antirrábica, a vacina que previne raiva.
Durante a vida adulta o gato deve tomar uma dose de quádupla ou quíntupla e da antirrábica anualmente.

Castração
A castração evita que a gatinha entre no ciclo e que ela tenha muitos filhotes, aumentando a população de gatos e as taxas de abandono. A gata pode entrar no ciclo com apenas 5 meses, por isso procure o médico veterinário o mais cedo possível e veja se já é possível realizar a castração.
Já nos machos a castração diminui o instinto de demarcar terrirório, ou seja, menos xixi pela casa! Diminui também o comportamente de arranhar móveis e destruir coisas. O procedimento pode ser realizado entre 6 meses e 1 ano, dependendo do desenvolvimento do bichinho.

