top of page

Apresentando dois gatinhos - Dicas.


Na foto: Branquinha, a veterana, e os novatos Hulk e Ororo já na segunda fase da adaptarão por associação.


"Tenho um gatinho e quero adotar outro. Como apresentá-los com a menor quantidade possível de conflitos?"


Essa é uma questão geralmente levantada por quem vai adotar um novo gatinho. Muita gente desiste da adoção por não saber como fazer a adaptação de forma eficiente.


O especialista em comportamento felino Jackson Galaxy, dá dicas preciosas em seu site sobre o assunto. Selecionamos uma parte do texto com as duas dicas que, segundo ele, são as mais eficazes na hora de introduzir um novo gatinho em sua casa:


"A maioria das pessoas que já tem um gatinho e adota outro, na hora de introduzir o gatinho novo na vida e convívio do já existente na casa, simplesmente abre a porta da caixinha de transporte e 'deixa eles se virarem'. Isso pode até funcionar com alguns gatos de personalidade mais tranquila, mesmo que não seja a forma adequada de se fazer a apresentação. Mas o risco de dar errado é enorme.


Os gatos são territorialistas. Ao trazer num cheiro, totalmente estranho, da mesma espécie para dentro da casa, apresentações feitas desse jeito 'se vira' tem mais chance de dar errado do que certo. Apesar de algumas pessoas terem tido sucesso com essa técnica, isso nunca é uma garantia. Uma apresentação mal feita, pode resultar em traumas para os dois gatos. Então, em todo caso, como dizem por aí, é melhor prevenir do que remediar. É fundamental reconhecer que os gatos que ditam o ritmo. Com alguns, as coisas correram bem desde o início e eles tornam-se melhores amigos em questão de dias. No entanto, o mais comum é que uma adaptação total demore semanas ou até mais de um mês! É bom salientar, mais uma vez, que quem dita o ritmo de cada passo da adaptação são os gatos e não você! Os gatos vão sinalizar quando eles estão prontos para ir para a próxima etapa. Se você quer fazer as coisas muito rápido, poderá comprometer todo o processo. A introdução lenta e constante começa com o estabelecimento de um 'acampamento base' para o recém-chegado. Uma vez que você estabeleceu esse espaço, poderá deixar os gatos fazerem associações positivas entre um e outro. Esta é a chave! Todas as associações positivas entre os gatos durante este período crítico precisam ser agradáveis.

A associação mais agradável e que costuma funcionar muito bem é comida! A alimentação dos gatos vai acontecer na mesma hora e na porta do espaço definido e destinado ao novato, um de cada lado da porta. O objetivo é eles associarem a comida, algo que eles adoram, com a presença um do outro ao sentir o cheiro através da porta. Nesse período, não deixe comida disponível o dia inteiro. É importante que eles queiram comer naquele momento. Caso um dos gatos estejam muito estressado a ponto de não querer comer, afaste a comida do gato. Ele continuará sentindo o cheiro mas um pouco mais de longe. Vá aproximando a comida ao longo dos dias até chegar ao ponto de conseguir fazê-los comer perto um do outro, mesmo com uma porta entre eles. É um processo lento mas que vale muito a pena. Você poderá também, caso não queira restringir a comida dos gatos apenas àquele momento de adaptação, apenas diminuir a quantidade da comida seca que o gato costuma comer mas deixando que eles comam quando quiserem e, na hora da adaptação, usar apenas a comida úmida, que eles amam! Lembre-se que a única vez que qualquer um dos gatos receberá alimento úmido é durante a hora da adaptação, que pode ser feita duas vezes por dia, e sempre na porta do espaço reservado para o novato. Coloque tigelas de comida de cada lado da porta e deixe que eles comam. O espaço entre as tigelinhas, como já foi dito, vai depender do quão os gatos estão estressados com a adaptação. O ideal é que tenha, junto de cada gato, uma pessoa acalmando e fazendo carinho. O carinho também é uma forma de associação positiva. Esse primeiro passo precisa ser feito com a porta fechada, como uma barreira entre eles. O próximo passo é tirar a barreira, mesmo que parcialmente, dando acesso visual limitado dos gatos um ao outro. 'Quanto tempo leva essa etapa?'

Tal como acontece com todas as etapas de introdução, é preciso prestar atenção nos gatos. Deixe a linguagem corporal dizer-lhe quando eles estão confortáveis ​​o suficiente para seguir em frente com a adaptação. Eles ficarão mais calmos, comerão melhor, não ficarão desconfiados e nem em posição de alerta ao comer. Não tenha pressa e dedique-se que tudo dará certo.


As rusgas entre eles já bem mais raras, adaptação caminhando super bem.

Outro truque para usar durante o período de introdução é a 'troca de cheiro' e 'troca de local'. Em troca de cheiro, pegue dois panos, esfregue um em cada gato, dando prioridade para as bochechas e ao redor na base da cauda. Em seguida, leve o pano com cheiro de um gato até o outro e deixe que ele cheire. Coloque o pano perto do lugar onde ele costuma dormir ou perto de sua comida. Isso fará com que um se acostume ao cheiro do outro antes de serem de fato apresentados. Em troca de local, você vai, literalmente, trocar os gatos de lugar. Um vai passar a ficar um tempo no local que o outro está e vice-versa. Uma vez por dia, alterne os dois gatos. O novo gato começa a explorar a casa enquanto o gato já residente da casa, explora o local que você tem deixado o novato." A adaptação de dois gatos exige muita paciência do dono. Pode durar dias, semanas ou até meses, mas, se feita da forma certa, resultará em ótimos momentos entre você e seus gatos perfeitamente adaptados.

Respeite o tempo deles, não force uma adaptação e não espere que, mesmo já adaptados e sem brigas ou ameaças entre eles, um caia de amor pelo outro. Isso realmente pode acontecer rápido, mas também pode ser que demore mais do que se espera. Mais uma vez dizemos que paciência é fundamental. Você encontra o texto na integra aqui.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page