top of page

Gatos e cordinhas


Qual gato não curte brincar com cordinha? Eles amam caçar a cordinha, enrolar-se nela, correr com ela na boca e morder... É aí que começa o perigo.


A língua do gato é bem áspera. Ela tem vários "espinhos" que vão na direção do fundo da garganta. Quando algo, como uma cordinha, entra na boca de um gato, a tendência é de continuar entrando justamente por causa dos tais "espinhos" e pela direção que eles estão.


Isso faz com que um gato tenha capacidade de engolir uma cordinha enorme, seja barbante, linha, lã ou até mesmo os fios com os quais é feito o forro do sofá, em questão de segundos.

Você pode até dizer "Ah, mas o meu gato brinca com o novelo e não com fios soltos" mas o perigo é o mesmo. Eles mordem e cortam pedaços do novelo supostamente seguro.


Qualquer objeto ou pedaço de algum fio, mesmo pequeno, ingerido por um animal, pode fazer um estrago enorme na saúde dele e pode até matar.


Conhecemos um caso de um gato que comeu um pedaço de barbante e, infelizmente, não foi descoberto a tempo. Mais recentemente, outro caso de um gato que foi submetido à uma cirurgia para desobstrução intestinal causada por um pedaço de corda do forro de um sofá.


O importante é sempre prestar atenção no comportamento do seu pet. A ingestão de um corpo estranho traz alguns sintomas bem específicos, tais como:

  • Vômito em excesso;

O animal vomita várias vezes em um curto espaço de tempo. Algumas vezes, mesmo após vomitar, ele continua fazendo força, na tentativa de expelir o que foi engolido.

  • Apatia;

Por mais brincalhão que seja, ele vai ficar apático, e mesmo no caso de gatos mais calmos, a apatia ainda é bem nítida. Isso acontece por causa do enjoo e cólicas estomacais ou intestinais, no caso do objeto já ter se alojado no intestino.

  • Falta de apetite;

O animal para de comer quase que imediatamente após a ingestão do objeto/corda.


Gatos são animais que desidratam muito rápido e vários episódios de vômito como ocorre em caso de ingestão de objeto/corda, certamente ele irá desidratar. A ida ao veterinário de sua confiança será fundamental, mas antes de ir, procure verificar algumas informações que o veterinário certamente precisará:

  • Tente saber o que ele comeu. Procure pela casa e veja se percebe algo faltando. Caso ele tenha algum novelo de brinquedo, verifique se a ponta está desfiada, mastigada e com baba. Isso pode indicar que ele cortou um pedaço com os dentes.

  • Tente saber quando ele usou a caixinha de areia, então verifique se tem fezes nela. Essa é uma informação importante e poderá dar uma dica ao veterinário se há ou não uma obstrução intestinal.

  • Tente também lembrar quando começaram os vômitos.


Mais do que uma dica, este post é um alerta. Mas isso não quer dizer que os gatos devem parar de brincar com fios. Eles podem e devem sim, afinal eles adoram. O indicado é que sempre tenha alguém de olho na brincadeira. Brinque junto com seu gato, divirta-se com ele. Assim você garante a segurança da brincadeira e ainda passa um tempo curtindo a companhia dele.


Algumas informações e dicas deste post foram dadas por:

Dr Geraldo Xavier

CRMV-DF 0721




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page