top of page

A importância da castração


Muitas pessoas ainda tem dúvidas e até preconceito com a castração de um animal. A castração é muito vantajosa e não só para seu bichinho. Ela traz muitos benefícios também para o proprietário do animal.


Vida mais saudável;

O bichinho terá uma vida mais saudável, com menos risco de doenças graves como câncer.

O câncer de mama é mais comum do que se imagina, mata tanto quanto o câncer de útero e também pode ser evitado com a castração, já

que não haverá mais hormônios no corpo do animal, que é uma das causas desse tipo de câncer.

Seu pet ficará mais calmo o que melhora o convívio ajudando a evitar, inclusive, brigas territoriais em casas com mais de um animal.

A castração também elimina qualquer risco de infecções uterinas e câncer testicular, já que o útero e os testículos são retirados no procedimento.


Ambientes mais limpos;

Uma gata entra no cio de três em três meses em média. Isso pode atrair gatos machos da rua, que vão marcar o território, sua casa, com jatos de urina. O cheiro da urina de marcação de território é bem forte e pode ser sentido de longe. A castração da fêmea evita esse transtorno. No caso do macho doméstico, a marcação do território será dentro da residência. Ele entende a casa inteira como sendo seu território e sente a necessidade de marcá-lo. Um macho castrado não marcará sua casa como seu território.

Nos cães também há transtornos com marcação de território. O cachorro levanta a patinha e faz xixi em tudo que está em seu alcance. É muito comum casas com cães não castrados terem o portão enferrujado por causa disso, seja feita pelo cachorro macho da casa ou por machos de rua, no caso da casa ter uma fêmea.


Animais mais caseiros;

Seu bichinho sentirá menos vontade de sair de casa e andar por aí. Eles não tem mais hormônio então não sentem mais a necessidade de sair e procurar um/a companheira/o. Um animal dentro de casa, seguro, não corre risco de ser atropelado nem se envolver em brigas com outros animais. Isso evita também que ele seja agredido na rua por pessoas.


Custo benefício;

Castrar um animal gera um custo, mas o custo de cuidar de uma ninhada ou de uma possível doença é maior. No caso das fêmeas não estamos falando apenas do câncer de útero ou ovários, estamos falando também de inflamações e infecções. Quando uma cadela tem infecção uterina, a cirurgia de retirada do útero faz parte do tratamento mas o risco será maior, já que animal estará doente e debilitado. O mesmo acontece com machos que desenvolvem câncer nos testículos.

O custo de uma castração também pode ser menor do que o custo com tratamento de um cachorro ou gato que brigou na rua. Brigas costumam ser violentas, causando graves lesões.

Exercícios;

O controle do peso poder um problema em animais castrados, mas isso não é motivo para não castrar. Animais castrados não vão engordar em excesso desde que você controle sua alimentação dando por dia apenas a quantidade certa e não exagere na hora do petisco. Existem no mercado atualmente, ótimas marcas de ração para animais castrados que ajudam a controlar o peso também.

Caminhadas diárias com seu cachorro castrado também ajuda a manter o peso dele. No caso de gatos, brincadeiras são bem-vindas! Corra com ele, brinque com bolinhas, brinquedos e cordinhas, mas com os devidos cuidados, como já falamos no nosso blog neste post.

Menos animais nas ruas;

A grande quantidade de animais de rua é uma triste realidade que vivemos. A castração ajuda a combater isso, diminuindo, também, a quantidade de animais abandonados. Todos os anos, milhões de cães e gatos de todas as idades são abandonados pelo mundo e, infelizmente, o destino da grande maioria é a morte. Estes números elevados são o resultado de ninhadas não planejadas que poderiam ter sido evitadas com a castração.

Seu animal sai para rua, cruza com fêmeas e estas tem seus filhotes nas ruas. Os bebês que sobrevivem, se tornam animais de rua também, vagando sem destino certo, revirando lixeiras e, assim que atingirem maturidade sexual, cruzarão por aí também, aumentando mais a quantidade de animais nas ruas.

A castração, é também uma questão de saúde pública, mas, acima de tudo, é um ato de amor pelo seu bichinho!


(Nas fotos, Melody, uma linda ex gatinha de rua antes e depois do resgate. Foi resgatada grávida.)



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page