top of page

Adote um animal adulto!




A linda decisão de adotar um animal é, na maioria das vezes, cercada de ansiedade e dúvidas.


Antes de adotar, é preciso ter em mente o que se espera com essa adoção: Um gato ou um cachorro? Um bichinho para brincar? Para fazer companhia? Para acompanhar uma criança em suas aventuras? Para "encher a casa de vida"?

Uma adoção precisa ser muito bem pensada e é preciso ter certeza que aquela é a decisão certa tomada na hora certa, afinal é uma vida que está em jogo.


Muitos animais de rua jamais terão a oportunidade de ter um lar, e muitos animais já resgatados perdem essa oportunidade por já serem adultos.


A maioria das pessoas prefere adotar filhotes, mas o que essas pessoas não sabem é que a adoção de um animal adulto traz muitas vantagens.

Filhotes e adultos são igualmente fofos e meigos e um adulto, se tiver oportunidade, irá provar isso.

Listamos algumas vantagens de optar pela adoção de um pet adulto:

Tamanho;

No caso de cachorros, o porte é sempre uma questão levantada por quem está adotando um filhote. Geralmente, animais disponíveis para adoção são resgatados, sendo assim difícil prever o tamanho que ficará quando adulto. Com a adoção de um cachorro adulto, você já sabe exatamente o tamanho que ele ficará.


Adultos dão menos trabalho;

Em vários aspectos, um bichinho adulto dá menos trabalho e exige menos tempo e dedicação. Quando um animal é adotado, pode ser que ele demore até mais de uma semana para se adaptar à casa nova, mas quando ele é recém desmamado e acabou de ser separado da mãe, essa adaptação pode demorar mais, podendo haver episódios de choro noturno.

Alguns cães e gatos adultos, muito brincalhões, podem comer objetos da casa como chinelos por exemplo, ou rasgar cortinas na tentativa de afiar as unhas, mas esse comportamento é muito mais frequente em filhotes que estão descobrindo o mundo e ainda não sabem ao certo o que é o que. Assim como crianças, eles colocam tudo na boca e mordem. Cães e gatos adultos também aprendem com mais facilidade o lugar certo de fazer xixi e cocô.


Personalidade;

Assim como nós, cada animal tem sua personalidade. No caso de filhotes, alguns traços podem ser observados em uma ninhada. Dá para perceber que sempre tem um que chora mais que o outro, ou que é mais quietinho, outro é mais espevitado ou mais curioso. Mas, como foi dito, são apenas traços de uma personalidade que ainda está sendo desenvolvida. Esses traços podem mudar ao longo do desenvolvimento.

Um animal adulto, maduro e desenvolvido, já tem sua personalidade definida. Assim, dá pra saber exatamente como ele é


Dicas para adoção de um animal adulto:

  • Como já foi dito, um animal adulto já tem sua personalidade definida então explore isso para ter certeza que ele atende às suas necessidades. Não vai adiantar, por exemplo, adotar um cachorro calmo e quietinho para brincar com uma criança. e nem adotar um cachorro mais agitado quando o que você quer é só companhia.

  • Seja honesto com o tutor e com você mesmo e faça muitas perguntas sobre tudo que quer saber antes da decisão final;

  • Se alguma informação sobre a personalidade do bichinho for algo que você não seja capaz de lidar, seja sincero e diga isso ao tutor.

  • Pense muito a respeito de tudo que foi dito sobre o animal e, se for preciso, vá para casa e reflita antes da adoção. Assim você terá mais segurança e evita que o bichinho seja devolvido posteriormente.



Adoção é um ato de amor, mas o que vem depois inclui paciência e boa vontade. Não espere que o adotado caia de amores por você logo de cara, isso pode não acontecer. Tenha paciência, trate com amor e carinho e, no final, tudo se resolverá.

Adote e salve uma vida!


Equipe Quintal dos Bichos.


Fontes:

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page