top of page

Cinomose?

A cinomose é uma doença viral contagiosa, grave e sem cura conhecida.

A doença afeta todo o corpo do cachorrinho, atacando todos seus sistemas e, infelizmente, é fatal.


Contágio e sintomas;

A Cinomose se espalha pelo ar e através de contato direto (cheiros, lambidas ou brigas) ou indireto (potinhos de comida e água, caminhas, paninhos, roupinhas) com um animal infectado. O vírus fica no ambiente no qual um animal infectado esteve, de 2 a 3 meses após sua retirada de lá e vive por mais tempo em ambientes secos e frios sendo sensível ao calor e sol. Portanto, ambientes expostos ao sol ficam livres do vírus em menos tempo. Limpe e desinfete bem o local com água sanitária e desinfetante.

Nos estágios iniciais da Cinomose, os principais sintomas incluem febre alta, olhos vermelhos e uma secreção aquosa no nariz e olhos.


Um cão infectado vai se tornar apático e cansado, pode ter tosse persistente, espirros, vômitos, diarreia podendo apresentar sangue, desidratação e perda excessiva de peso.


Nas fases mais avançadas da doença, o vírus começa a atacar os outros sistemas do corpo do cão, particularmente o sistema nervoso. O cérebro e a medula espinhal são afetados e o cão pode começar a ter convulsões, paralisia e espasmos nas patinhas..


Em animais com sistema imunológico fraco, o óbito pode ocorrer de duas a cinco semanas após a infecção.


Diagnóstico da cinomose;

Há 4 tipos de exames capazes de diagnosticar a Cinomose:


Cinomose PCR: teste feito a partir de análise de amostra de sangue onde o vírus supostamente presente, será replicado inúmeras vezes para que assim, se de fato houver presença do vírus no sangue, o mesmo fique mais "visível";


Cinomose ELISA: teste feito a partir de amostra de secreção ocular, nasal, urina ou saliva;


Cinomose Soroneutraliazação: teste feito a partir do soro sanguíneo a fim de detectar anticorpos da Cinomose;


Pesquisa de Corpúsculos de Lentz: teste feito a partir da análise de hemácias e leucócitos presentes no sangue.


Tratamento;

Infelizmente, não há cura para a Cinomose, porém alguns tratamentos paliativos aliviam os sintomas da doença.

Hidratações com soro, limpeza constante de olhos e nariz, alimentação especial e antibióticos que podem ser prescritos para controlar os sintomas provocados por alguma infecção secundária que poderá parecer em decorrência da própria Cinomose. Talvez também seja necessário o uso de remédio para controlar possíveis convulsões.


Um animal infectado que tenha um bom sistema imunológico, uma boa alimentação e se for permanentemente monitorado, pode viver mais que outros também infectados. Mas isso não significa uma cura. O animal continuará infectado, devendo assim, permanecer isolados de outros cachorrinhos que não tenham Cinomose.


Prevenção:

Cinomose é uma doença devastadora e extremamente grave e a única forma de preveni-la é vacinando seu cachorrinho.

Filhotes devem iniciar o ciclo de vacinação com 6 semanas de vida. O filhote deve tomar 3 vacinas, com orientação do veterinário, em intervalos de 21 dias. Posteriormente, o cachorrinho tomará 1 dose por ano.

Existem dois tipos de vacinas contra Cinomose disponíveis no mercado: as compostas pelo vírus atenuado, conhecidas como V10, que são usadas há mais tempo, e as recombinantes, que são mais modernas.


A decisão de ter um bichinho, vem acompanhada de muitas responsabilidades. A saúde dele depende de você. Cuide, vacine! Assim você poderá aproveitar a companhia dele por muitos anos.

Quem ama cuida!













Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page